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Enviada em: 31/08/2017

Passos para a mudança  Em pleno século XXI, os modelos mais tradicionais de ensino com professores expondo o conteúdo enquanto os alunos fazem anotações, tarefas e provas, estão cada vez mais ultrapassados. Dessa forma, inspirado em propostas já utilizadas pelas grandes potências como Estados Unidos, Finlândia e Portugal, o Brasil buscar tornar o aluno protagonista das aulas e incluir as novas tecnologias para melhoria da educação.  Em primeiro lugar, é possível analisar que os novos modelos educacionais propõem maior ativismo dos alunos e o professor apenas como auxiliador. Assim, um desses modelos já e utilizado em Curitiba, por exemplo, em que o conteúdo é trabalhado pelo professor através de perguntas, enquanto os alunos buscam as respostas em grupos e com a ajuda de computadores. Além disso, outro exemplo, muito usado nos Estados Unidos, é a sala invertida, ou seja, os alunos estudam o conteúdo em suas casas e vão para a escola se aprofundar com atividades, exercícios, debates, tira-dúvidas, modelo que propicia mais autonomia do aluno e maior interação em sala de aula.  Não obstante, é importante ressaltar a inclusão das tecnologias em sala de aula. Certamente, o emprego das novas tecnologias é muito útil no aprendizado de crianças e jovens em conjunto com os novos moldes educativos. Isto é, a aplicação dos instrumentos virtuais em sala de aula é uma maneira pratica de obter acesso à informação e ao conhecimento, estimular a criatividade e a participação dos alunos, além de qualificar melhor as práticas pedagógicas.  Desse modo, conclui-se que a integração das tecnologias e implantação de novas estratégias nas salas de aula é positiva e de grande beneficio na educação. Por isso, cabem às escolas investir na implantação dos novos modelos e testar a mudança, para isso é preciso capacitar coordenadores, professores e alunos para trabalharem com metodologias ativas e com o auxílio dos meios tecnológicos. É preciso um primeiro passo para a mudança, e assim, aos poucos, perceberemos o avanço da educação brasileira.