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Enviada em: 01/09/2017

Democracia também na educação    Problemático e ultrapassado. Assim mostrou-se o tradicional modelo de ensino brasileiro. Ou seja, muitos alunos, desenteressados no método, acabam tendo um rendimento pífil ou então desistindo. Dessa forma, é urgente não somente intensificar ao máximo o debate a respeito do assunto, mas também implementar medidas eficases e democráticas para a utilização dos novos modelos educacionais no país.    Com uma baixa proeficiência e uma alta taxa de evasão, é notório a ineficácia no sistema atual. Além do mais, dadas as múltiplas mídias, os jovens têm encontrado cada vez mais dificuldades em utilizar livros e ficar em uma sala de aula por longos períodos. Posto isso, surgiram, mundo a fora, diversas alternativas pedagógicas, analisadas no longa-metragem La Educación Prohibida.    A fim de adequar o Brasil a essas realidades, são debatidas, desde 2002, propostas de intervenção ao modelo educacional. A despeito disso, está sendo imposto, por meio de uma Medida Provisória, o "Novo Ensino Médio". Contudo, mesmo que seja de caráter emergencial, não se pode tentar resolver de tal maneira antidemocrática, ou seja, sem consulta popular, uma questão que assiste a todos.    Sendo assim, é fundamental revisar todos os problemas e pontos positivos da educação nacional, visto que não se pode descartá-la como um todo. Também, é preciso analisar e debater todas as possíveis formas de implantar com sucesso os novos modelos educacionais no Brasil. Tudo isso pode ser feito por meio de campanhas voltadas ao acolhimento de ideias tando de cidadãos comum, quanto de grupos universitários interdisciplinares postos para a discussão.     Consequentemente, ao selecionar as mais coerentes, cabe ao Congresso Nacional, viabilizar as propostas, de modo que o Ministério da Educação, em parceria com outras autoridades competentes, deve promover as mudanças finais necessárias.