Materiais:
Enviada em: 04/09/2017

De acordo com o pensador Immanuel Kant, é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. Sob tal ótica,é indubitável que os modelos de ensino são imprescindíveis para o desenvolvimento das nações, incluindo o Brasil. Tendo em vista que os padrões de didática devem ser aprimorados, é necessário incluir novos espaços para a educação aliado a novos métodos de avaliação.      Em primeiro plano, vale ressaltar as idéias do biólogo Jean Piaget, que define o desenvolvimento como uma interação de fatores orgânicos e externos. Partindo dessa verdade, cabe ressaltar que o ambiente é essencial para um bom aprendizado, assim um espaço que estimule o ensino do aluno como laboratórios, campos, florestas, museus, salas de cinema, fabricas e outros lugares que incite a curiosidade e tenha capacidade de fornecer conhecimentos para os alunos devem ser inclusos ao padrão de ensino.      Sob essa conjuntura, um fator a ser aprimorado são os critérios de avaliação. Conforme as teorias do psicólogo Skinner, o reforço positivo é um modo eficiente para o aprendizado. Ao seguir essa linha de pensamento, seria necessária a remodelação dos métodos avaliativos mediante testes, que são frequentemente punitivos e negativos com notas baixas,ocasionando possíveis reprovações. Desse modo, o correto é substituir essas provas por pequenos gestos e presentes reforçadores a cada conquista do aluno, por exemplo, permitir que ele passe mais tempo na recreação ou elogios quando acertar uma pergunta.        Torna-se evidente, portanto, que o Brasil deve aperfeiçoar seu modelo educacional, para que assim a nação se desenvolva ainda mais. Dessa forma, os deputados e senadores devem votar a inclusão no plano de ensino nacional, seis horas de aulas semanais que acontecerão fora da sala de aula padrão, havendo a opção de ser no patio da escola ou em algum espaço do município, sendo a instituição de ensino a responsável pela organização da carga horaria e cronograma de aulas.