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Enviada em: 03/09/2017

O modelo convencional de sala de aula, com professores demostrando  o conteúdo em lousas, alunos fazendo as anotações em cadernos, deveres de casa e provas, aos poucos vai se tornando ultrapassado. Novos modelos educacionais vem ganhando força pelo mundo e vão chegando, ainda de maneira tímida, ao Brasil. Atualmente, pedagogos e especialistas discutem diversas formas de aprendizado, longe dos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem. As novas propostas para as escolas, que já são realidade em países como Estados Unidos, Finlândia e Portugal, tem resultados comprovados, diante do retorno positivo dos rendimentos escolares.  Nos novos modelos de ensino os alunos tem mais autonomia em sala de aula e o professor é visto como um auxiliar na aprendizagem. Com essa autonomia os estudantes se aprofundam nas matérias de acordo com seus próprios ritmos. Além disso, os educadores tem mais liberdade para circular na sala e interagir de maneira um pouco mais particular com os alunos. Um método conhecido é o da aula invertida. Os alunos estudam as matérias em casa, fazem os exercícios e comparecem à escola para tirar dúvidas com os professores. Os novos modelos de educação ainda incentivam o trabalho em grupo e estimulam os alunos por meio de aulas práticas, debates e outras atividades. Levando - se em consideração esses aspectos conclui -se que no Brasil é preciso de tempo para implementar esses novos modelos. É necessário ter a certeza de que os alunos retornarão as escolas depois das matérias estudadas, evitando assim a evasão escolar. É indispensável também que tenham acesso a internet e mantenham a disciplina, o foco.