Molde de ensino rigido e o senso crítico O método tradicional de ensino em que o professor é o sujeito ativo "iluminando" o sujeito passivo aluno, é um sistema carente de reformas com novas metodologias. Com as novas demandas, os estudantes devem deixar o papel da inércia, colocando trocando a função de um ouvinte para o agente da ação. É necessário notar que o sistema de ensino habitual no Brasil é muito rígido, ensinados são tratados como desconhecedores do conhecimento e ensinadores são os únicos detentores. Esta realidade demonstra um ensino enrijecido em um molde desanimador, o estudante não se sente encorajado de tomar a não inciativa de usar a própria razão, pois ele não tem espaço para isso. À medida que a barreira do raciocínio individual prejudica a formação do senso crítico, "robôs" vestibulandos pensam limitadamente. De modo que parece falta uma ação comunicativa entre o sujeito aluno e professor.Para Habermas, o consenso discursivo ,feito através da racionalidade comunicativa em um diálogo , resulta em uma verdadeira validade de normas. Esta ação de alcançar um entendimento do debate, é uma prática útil para desenvolver a capacidade argumentativa crítica. O molde rígido das escolas não tem espaço para aplicabilidade desse sistema. A metodologia de educação tradicional é bastante inflexível para desenvolver senso crítico. Portanto ,para reverter a situação, as autoridades competentes devem fomentar debates de disciplinas de ciências humanas : capacitando professores, espaços e matérias para tal realidade. Os alunos devem se sentir encorajados para debater sobre esses assuntos, isto é : com profissionais treinados e livros adequados. O senso crítico vai progredir em um sistema em que a relação ator passivo e ativo seja flexibilizada.