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Enviada em: 04/09/2017

À moda antiga       O modelo tradicional de aprendizagem: quadro, professor e livros, onde alunos precisam ficar horas sentados decorando diversas disciplinas, já não satisfaz mais. A evasão escolar é grande e os novos modelos que propõem um maior protagonismo do aluno e vê o professor como um auxiliar de educação precisam ser colocados em prática.       Por não se adaptarem à escola e ao modelo convencional de ensino muitos adolescentes deixam de frequenta-la, em números são 11%, só no Ensino Médio, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Um dado alarmante, pois é através do estudo que os jovens terão acesso a um futuro de qualidade.       Muitos países já pensam em novos modelos de educação, como a Finlândia, renome em educação de qualidade e gratuita. Lá eles adotaram um novo projeto em que escolas ensinam por tópicos multidisciplinares, em outras palavras, deixa-se de existir divisão de conteúdo em matérias, o que é interessantíssimo, pois assim o sistema fica projetado para preparar crianças com competências necessárias para o hoje e amanhã.         Ainda tem-se escolas ensinando à moda antiga, o que foi proveitoso no início dos anos 1900, contudo as necessidades não são mais as mesmas, é preciso de algo adequado ao século XXI, para isso o Ministério da Educação deve transformar a grade curricular, os professores poderiam distribuir exercícios onde os alunos os chamariam  em caso de dúvidas ou os próprios colegas, assim estimulando a integração e maior aprendizado, além de dar suporte aos educadores incentivando o aprimoramento de suas técnicas, para que assim o país avance no caminho da educação de qualidade.