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Enviada em: 04/09/2017

Novas formas de se atuar no ensino       "A existência precede a essência" é uma frase do famoso filosofo existencialista Jean-Paul Sartre, que transmite a ideia das pessoas não nascerem determinadas a serem algo e poderem tornar-se qualquer coisa. Na sociedade atual, esse conceito é amplamente aceito, mas para que se possa alcançar os objetivos é necessário o devido estudo. Isso trás a visão da população para os métodos arcaicos de ensino ainda utilizados nas escolas. Eles perduram por anos a fio enquanto alguns grupos tentam, sem sucesso, reformar tais formas de estudo.       No ensino básico procura-se, atualmente, metodologias de ensino que busquem uma aula interativa. Um exemplo disso é uma forma de contar a história através de um "rpg de mesa", que consiste nos alunos interpretarem algum personagem em uma situação histórica e, assim, buscar a mesma saída que a história teve. Outra forma de interação é através de jogos, que despertam a curiosidade e interesse do aluno no assunto tratado, pois é mais fácil prender a atenção em algo que você participa, do que em um quadro negro escrito.       Tais práticas de ensino são novos modelos para a educação no Brasil, porém não recebem a devida atenção e verba para que perdurem. Isso impossibilita a afirmação de Sartre, pois, sem a educação necessária, as possibilidades não surgem e cria a ideia de que nasceu determinado a ter esse destino, resultando em uma pessoa sem visão de crescimento, tanto no pessoal quanto à sua carreira, e propensa a ter problemas psicológicos devido à essa sensação de inferioridade.       Medidas, portanto, são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Educação dar o devido apoio às boas ideias, através de verbas e redução da burocracia quanto à este assunto, e finalizar, assim como a aplicar uma multa, as ideias que demonstrarem ser apenas uma forma de se conseguir verba extra, sem interesse na educação dos alunos.