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Enviada em: 24/09/2017

É inegável que, diante dos significativos avanços alcançados pela sociedade nessa primeira metade do século XXI, é necessário debater sobre os novos modelos de educação exigindo um olhar atento sobre o processo histórico. Neste contexto, é necessário analisar o momento pós Revolução Tecnológica, no qual os humanos são exigidos a saber mais que os outros para que desenvolvam instrumentos de qualidade. logo, requerendo pensamentos ilustres que são resultado de uma educação de qualidade.       Ainda que todo esse cenário configure-se em uma questão polêmica, deve-se analisar a questão da liberdade pedagógica e curricular a qual é capaz de ajudar o aluno a dominar e armazenar o assunto lecionado a ele. A autonomia pedagógica pode ser definida como método no qual o aluno ou seus pais escolhem para que lhe seja ensinada determinada matéria. Como exemplo, podemos citar o Home-schooling, muito usado nos EUA, que é um movimento conhecido como ensino em casa ou educação sem escola. Já a independência curricular seria dar continuidade ao método tradicional, mas dando preferência ao que o aluno possa cursar.       Segundo o filósofo David Hume, o hábito é o grande guia da vida humana. Nos dias de hoje, podemos citar como um dos propósitos fundamentais da globalização, o avanço tecnológico que ajuda no crescimento e na vida das pessoas. Porém o mesmo progresso que se tornou um hábito para o ser humano, pode atrapalhar muito o ambiente escolar trazendo alunos mais dispersos por conta do excessivo uso das redes sociais. Mas o ensino pode passar por uma dificuldade maior que é aperfeiçoar os professores para que comecem a utilizar a tecnologia em sala de aula. Mas a principal vantagem da tecnologia em ambiente escolar é que uma vez que os alunos aprendem com as tecnologias, os mesmos saberão utiliza-las de modo que já estarão se preparando para o futuro no mercado de trabalho.       Torna-se evidente, portanto que a imposição de novos métodos de educação é grave e exige soluções imediatas e não apenas um belo discurso. Ao Poder Judiciário, cabe fazer a Lei 9394 na qual em um de seus artigos cita que todos tem direito a educação. A mídia, por meio de ficções engajadas, deve abordar a questão instigando mais denúncias e cumprindo, assim, o seu importante papel social. A escola, instituição formadora de valores, junto às Ong's, deve promover palestras a pais e alunos que discutam essa situação de maneira clara e eficaz. Talvez dessa forma essa situação se faça presente apenas em páginas antigas da história de nosso país e que a nossa sociedade possa crescer mentalmente com a evolução deste assunto.