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Enviada em: 14/04/2018

O modelo de ensino vigente no país surgiu no século XIX e, hoje, dá sinais de que precisa de ajustes. Conforme dados do PISA, o Brasil ocupa 53º lugar em educação, entre os 65 países avaliados. Nesse contexto, percebe-se que o ensino tradicional é ineficiente e defasado. Se por um lado, o direcionamento estudantil, das escolas tradicionais, é válido nos anos iniciais de estudo, por outro o ensino conteudista e massificado é prejudicial à eficácia do aprendizado.        Em primeiro lugar, considerando a falta de maturidade das crianças e adolescentes, o modelo de ensino atual pode ser benéfico, pois fornece maior acompanhamento ao aluno. No entanto, com o surgimento de novas tecnologias e acesso à informação facilitada, é possível que esses indivíduos possam ser mais ativos em sala de aula e que o professor ocupe um papel de mediador, e não de dono do conhecimento. Já na fase da faculdade, o ensino à distância democratizou o acesso a um curso superior, porém a falta de avaliação da qualidade dos mesmos, pode gerar profissionais despreparados para o convívio em grupo.       Ademais, a forma adotada pelas instituições de ensino não considera a individualidade dos estudantes e prega conhecimentos pré-estabelecidos. O escritor Paulo Freire teorizou sobre a importância da educação para a transformação positiva da sociedade. Dessa maneira, ensinar os indivíduos a questionar informações recebidas, a criar conhecimento e a lidar com obstáculos sociais deve ser uma prioridade da escola.        Deve-se, portanto, adotar mecanismos para aproveitar os benefícios da inovação educacional. Cabe ao Ministério da Educação atualizar o currículo comum dos ensinos fundamental e médio, de acordo com as tecnologias existentes, bem como, oferecer treinamentos e formação continuada aos professores, para que possam usar métodos criativos e práticos de ensino, de acordo com o perfil dos estudantes. . Além disso, devem fiscalizar o fornecimento de cursos, à distância, a fim de garantir a qualidade dos mesmos. Assim, será possível alcançar a evolução da educação.