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Enviada em: 18/07/2019

A ciência da história acredita que a bebida alcoólica surgiu durante a pré-história. Oque significa que esse aspecto vem acompanhando a humanidade até os dias de hoje, na contemporaneidade. Visto que, a cultura existente que mostra o álcool como algo positivo é fortemente alimentada pala glamourização feita pela mídia brasileira e mundial. Por conseguinte, o cultivo deste pensamento vem aumentando o número de consumidores, principalmente em idade precoce, causando então, prejuízos individuais e coletivos para os indivíduos e sociedade.          Sobre esse viés, em um mundo globalizado, onde tudo parece ‘’andar na velocidade da luz’’, o álcool tem se tornado uma válvula de escape para o cansaço e para a pressão exercida pelo trabalho e sociedade, assim como, no movimento romântico que tomou forma no passado, e chegou no Brasil no final do século XVII, que tinha como uma de suas características a fuga da realidade por meio de abuso do álcool. Entretendo, mais do que somente forma de evasão, a pratica de beber também se tornou um meio de socialização, principalmente entre os jovens que são influenciados pelas propagandas midiáticas onde acontece a supervalorização da bebida, como forma de integração no meio social. Além disso, existe uma obtenção de conhecimento por parte dos brasileiros sobre os danos a longo prazo que o alcoolismo causa.          Entre estes danos, pode se citar de forma concreta, os prejuízos a saúde que estão ligadas ao consumo excessivo de bebida alcoólica a longo prazo. Como, às doenças crônicas (diabetes, hipertensão, câncer e cirrose), ademais, este consumo também pode servir de gatilho para algumas doenças mentais. E existem também os efeitos que se dão de forma mais imediata, por exemplo, o álcool tende a deixar o indivíduo mais agressivo, influenciando então, a violência, além dos acidentes de trânsitos causados pela direção perigosa por meio da bebida. Por fim, somando todos estes fatores, acontece no país um aumento da demanda sobre a saúde pública brasileira.   Portanto, cabe ao Ministério da Saúde, desenvolver campanhas midiáticas que visem informar a população sobre os prejuízos de curto a longo prazo que o ato de ingerir bebida alcoólica pode trazer ao indivíduo e a sociedade como um todo, e com o objetivo dessas campanhas alcançar também o público jovem, elas devem ser feitas com influenciadores do público mais jovem, como artistas e cantores, além de serem divulgadas na teve e na internet. Em adição, o Ministério da Educação, deve incluir nas escolas e nas universidades, a discussão do tema, demonstrando que o uso precoce potencializa os prejuízos e as chances de dependência, visando assim, conscientizar este grupo dos malefícios que a bebida alcoólica podem trazer para sua saúde física e mental, podendo levar a morte.