O abuso de álcool na sociedade brasileira

Envie sua redação para correção
    Promulgada pela Organização da Nações Unidas (ONU) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos direito à saúde, segurança e ao bem-estar social. Conquanto a incidência de consumo abusivo de álcool por alguns jovens e adulto comprometendo não só sua segurança, mas também daqueles com quem convivem, impossibilita que essa parcela da população desfrute do direito universal na prática. Nesse contexto, não há dúvidas de que o consumo racional de álcool é um desafio no Brasil o qual ocorre infelizmente, devido não só ao preço acessível, mas também à escola.
       Desde o Iluminismo, é notório que a sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Todavia, é evidente que em relação ao consumo abusivo de álcool, nos últimos anos, o ideal iluminista permanece apenas na teoria, pois os acidentes, violências, causadas pelo consumo abusivo de álcool é persistente. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil supera os outros países em 2,5 litros de álcool a mais por pessoa, e isso só ocorre, porque no Brasil o álcool é muito acessível. Diante do exposto,é inadmissível que pelo governo não aumentar os valores na bebidas alcoólicas,essa parcela da sociedade continue abusando do álcool.
       Faz-se, ainda, salientar a pouca escolaridade como impulsionador do problema. De acordo com Paulo Freire, educador e filosofo brasileiro," se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Diante de tal contexto, a falta de uma educação pública de qualidade nas escolas junto ao consumo irracional do álcool, acaba fazendo com que cada vez mais o jovem sinta menos incentivo de ir a escola de acordo com a (OMS) , tornando-lhe em um cidadão estamental.
       Por tudo isso, faz-se necessário que o Ministério da Educação desenvolva projetos nas instituições de ensino, nas disciplinas de biologia e educação física, dos prejuízos que o consumo inadequado do álcool pode fazer com à saúde do corpo humano e a segurança de quem consome e de quem convive com as pessoas que abusa do álcool, para que dessa forma criem jovens conscientes e diminua o abuso de bebidas alcoólicas. Ademais, é imprescindível que o Ministério da Saúde junto ao governo aumente o valor das bebidas alcoólicas . Só então seremos uma sociedade mais consciente e menos consumidores de álcool.