O abuso de álcool na sociedade brasileira

Envie sua redação para correção
    O abuso de álcool é evidente na sociedade brasileira. O filme norte-americano Vício Maldito mostra a vida do casal Joe e Kirsten, jovens que lidam com o alcoolismo desde a infância  e as consequências geradas por ele. Fora das telas, é visível que o abuso de álcool é uma das principais causas que levam a tragédias e a outros malefícios. Nesse viés, é necessária a criação de mecanismos que possam auxiliar no problema citado. 
         Em princípio, é válido destacar que o alcoolismo traz diversas consequências tanto para o usuário quanto para as pessoas à sua volta. O filme "Nasce uma estrela" mostra a relação de Esther, uma estrela do cinema americano, e Norman, seu marido. Ao decorrer da trama, pode-se analisar que a carreira de Esther é seriamente abalada quando Norman passa a abusar do álcool, trazendo consequências para ambos. Na realidade, segundo a Universidade Federal de São Paulo, problemas causados pelo consumo do álcool custam 7,3% do PIB (Produto Interno Bruto), mostrando as consequências para a sociedade.
         Somado a isso, cabe dizer que o uso do álcool está presente na estrutura social brasileira, entrando relacionado a, principalmente, momentos festivos. Apesar disso, é válido ressaltar que o alcoolismo é extremamente prejudicial à saúde dos indivíduos, sendo a causa para milhares de mortes no Brasil. De acordo com o jornal Globo, o uso abusivo de álcool mata 3 milhões de pessoas ao ano, mostrando que, apesar de ser usado em momentos de comemoração, se usado excessivamente, pode trazer consequências irreversíveis.
           Sendo assim, percebe-se a relevância do Ministério da Saúde, que poderá oferecer atendimento, em tempo integral, àqueles que necessitam, por meio de grupos de apoio e consultas gratuitas com especialistas no assunto, a fim de amparar aqueles que querem "abandonar" ou minimizar o consumo de álcool. Além disso, destaca-se a ação da mídia, grande difusora de informações, a qual, por meio dos principais meios de comunicação, poderá alertar a população sobre os malefícios causados pelo alcoolismo, a fim de instruir a sociedade brasileira sobre o assunto. Com a adoção de tais medidas, pode-se prever a minimização do abuso de álcool na sociedade brasileira.