O abuso de álcool na sociedade brasileira

Envie sua redação para correção
    Na história dos Estados Unidos, a Lei Seca, caracteriza o período entre 1920 e 1933 durante o qual a fabricação e venda de bebidas alcoólicas para o consumo foi proibida devido ao seu uso excessivo. No Brasil, o abuso de álcool impede o progresso da sociedade brasileira, uma vez que afeta negativamente a economia do país assim como representa uma preocupante questão de saúde pública. 
       Pode-se dizer que o abuso de álcool pelos brasileiros prejudica severamente a economia, uma vez que os altos gastos com as emergências clínicas de indivíduos alcoolizados e a improdutividade recorrente dos problemas com bebida alcoólica prejudica a situação financeira do país. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 7,3% do produto interno bruto é perdido, anualmente, em decorrência do alcoolismo, devido aos gastos do Sistema Único de Saúde no Tratamento de doenças provenientes do abuso de bebidas e perda da capacidade de trabalho custeadas pela Previdência Social. Logo, nota-se que o abuso do álcool no Brasil representa um obstáculo a ser vencido para o efetivo crescimento a economia. 
       Além disso, os impactos negativos do uso do álcool são consideráveis, doenças como cirrose hepática, insuficiência cardíaca, demência e diabetes são recorrentes do uso contínuo de bebidas alcoólicas. Diante disso, o crescimento do número de casos dessas doenças em 90%, segundo o Ministério da Saúde, preocupa a classe médica. Tal situação torna o uso excessivo de álcool um grave desafio para o sistema público de saúde do país, responsável por fornecer atendimento à classe fragilizada da sociedade. 
       Nesse sentido, tendo em vista os malefícios que o abuso de álcool traz à sociedade brasileira, é urgente que o poder Executivo tome medidas para diminuir o consumo no país, como aumentar os impostos sobre o produto e criar leis que dificultem a produção e venda no país. Ademais, faz-se urgente que o Ministério da Saúde promova palestras nas escolas e comunidades que tenham por objetivo conscientizar a população quanto aos perigos do consumo abusivo do álcool, para que haja a diminuição e prevenção dos casos de doenças provenientes do uso irresponsável do álcool.