O abuso de álcool na sociedade brasileira

Envie sua redação para correção
    Na série norte-americana " 13 porquês", é retratado um drama familiar envolvendo o alcoolismo da personagem Jéssica Bahham, essa acaba expulsa de casa devido a esse fator e em junção das discussões constantes com seu pai que também era um viciado na juventude. Analogamente, fora da ficção , tem-se a questão do álcool e seu abuso como reflexo de uma sociedade não desenvolvida, consequência da baixa estrutura de saúde pública para acolher esses indivíduos. Além disso, Tal fato dificulta a ascensão social de quem possui esse vício.
          A priori, pontua-se sobre a falta de estrutura pública na área da saúde para atender pessoas que tem problemas com vícios, principalmente, o álcool. Segundo pesquisas da Ong Vícios.br, anualmente são registrados mais de 300 mil mortes devido ao não atendimento de alcoólatras nas unidades básicas de saúde. Nesse sentido, fica nítido o descaso dos órgãos públicos  com esses indivíduos já que não dispõe de meios que facilitem e forneçam o tratamento correto para doenças como essas. Dessa forma, esses cidadãos acabam não almejando de seus direitos assegurados pela Constituição Federal e têm suas vidas postas em risco,  já que não existem meios que fomentam profissionais para auxilia-los quanto a essa doença e seus impactos no cotidiano deles.
    
          Outrossim, tem-se a dificuldade de ascensão social como um dos corroboradores para extensão da problemática. Segundo o engajado filósofo em questões sociais ,Zygmunt Bauman, problemas individuais serão colocados como artifício de exclusão na sociedade moderna e, a partir daí se fundirá uma população em liquidez, ou seja, menos empática. Nesse contexto, vale ressaltar a respeito da discriminação ocorrida de forma constante com pessoas que possuem problemas com alcoolismo,  tais ações dificultam ainda mais a sua reinserção no mercado de trabalho e contribuem para o desencadeamento de problemas psicológicos, como depressão, bipolaridade e crises de ansiedade, que afetam a sua saúde mental e física.
    
          Portanto, para conseguir reverter o reflexo negativo do álcool na sociedade moderna, é necessário que o Estado, por intermédio do Ministério da Saúde, elabore programas que consigam atender todas as vítimas dos "vícios", haja também a promoção uma alta oferta de profissionais da área, como clínicos gerais e psicólogos, para conseguir atender toda a demanda necessária. Tais programas serão financiados por meio de parcerias com instituições privadas,como bancos e multinacionais, com o finto de proporcionar uma melhor qualidade de vida a esses indivíduos e que eles consigam almejar todos os seus direitos perante à lei. Somente assim, a realidade brasileira distanciar-se-á da retratada na ficção da série americana "13 porquês".