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Enviada em: 23/07/2019

Há na sociedade o uso excessivo de bebidas alcoólicas. Segundo a OMS( Organização Mundial de Saúde), cerca de 15 a 40% da população abusa no uso de álcool. Dessa maneira, a chance de haver doenças físicas ou mentais aumenta significativamente. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem o exagero de tal consumo.      Em primeiro lugar, uma das causas é a urgência do enquadramento em grupos sociais. De acordo com Rousseau, "a natureza faz o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável". Por conseguinte, essa necessidade de se adequar e fazer parte de um grupo traz para o indivíduo as características dessa comunidade. Logo, se o normal é consumir álcool, quem está tentando se encaixar também irá beber. Assim, conforme o filósofo, o ser humano foi depravado pelos hábitos da sociedade com que convive, tornando-se mais um consumidor desse produto.      Ademais, a divulgação de que é bom e normal ingerir bebidas alcoólicas, faz o abuso ser ainda maior. Segundo o Neuromarketing, que estuda o comportamento do consumidor, uma das estratégias de venda é tornar o produto à ser comprado algo normal, necessário e agradável. Dessa maneira, a probabilidade dos clientes adquirirem sempre a mercadoria oferecida é muito maior, do que se fossem apenas oferecidas como mais um no mercado, sem a manipulação. Por esse fato, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas está presente na sociedade, pois transformou-se comum beber.           Em suma, há fatores que geram o abuso de ingestão de álcool. Logo, cabe ao Governo, através de órgãos públicos como escolas, hospitais e bibliotecas fazer campanhas que mostrem como o ser humano precisa participar de grupos,  mas que não tem a necessidade de adquirir práticas que prejudiquem sua saúde ou depravem-o, como o álcool, assim o consumo não aumentará. Além de o CONAR, Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária, criar uma lei que garanta propagandas que mostrem os efeitos da ingestão de bebidas alcoólicas na vida das pessoas, para não haver a manipulação do marketing. Dessa forma, os números da OMS tenderam a diminuir.