O abuso de álcool na sociedade brasileira

Envie sua redação para correção
    Na segunda fase do Romantismo, chamada de o mal do século, os autores adotavam em suas obras um tom pessimista e depressivo, a bebida alcoólica era utilizada para escapar dessa atmosfera mórbida, entretanto, em muitos casos o álcool colaborou para a morte prematura desses artistas. Além do escapismo, inúmeras causas levam ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, esse é um problema social de extrema relevância pois as consequências causadas por esse não afetam somente o indivíduo, mas sim toda a sociedade. 
          Evidentemente, são diversas as causas que levam ao uso excessivo de álcool. Muitas das vezes, como no romantismo, a bebida é utilizada como fuga da realidade, é um método entorpecente que representa uma falsa solução para o usuário. Atualmente, tem surgido ainda o uso do álcool como meio de integração social principalmente entre os jovens, de acordo com pesquisas da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas, 90% dos universitários são consumidores da substância, nota-se que grande parte o utiliza em eventos somente por aceitação do grupo. Esse fato ainda é atenuado pela publicidade que inclui o uso de álcool em diversas mídias, consequentemente o estimulando.
          Desse modo, o consumo dessas bebidas é bastante elevado na sociedade e em muitos dos casos ele ultrapassa os níveis considerados seguros pela Organização Mundial de Saúde. Consequentemente, geram efeitos ao indivíduo, esses podem ser instantâneos como a falta de consciência, perda da coordenação motora, náuseas, ou a longo prazo, com o desenvolvimento de doenças crônicas como a cirrose e o câncer hepático. Ainda, trazem consequências coletivas, que afetam toda a sociedade, como o aumento da violência gerada pela alteração psicológica, elevação no número de acidentes de trânsito, entre outros que geram aumento na demanda de saúde pública.
          Portanto, para que os problemas relacionados ao abuso de álcool sejam mitigados é necessário alertar a população sobre as suas consequências. Cabe ao Ministério da Saúde realizar campanhas sobre os efeitos do uso abusivo de substâncias alcoólicas, a curto e longo prazo, por meio de veículo de mídias acessíveis como o rádio e panfletos, para garantir que as informações cheguem a todos. Além disso, a escola pode ser uma importante aliada, ao realizar palestras e ao introduzir o assunto nas aulas, de sociologia por exemplo, garante-se que os alunos desde cedo estarão cientes sobre as consequências causadas pela bebida alcoólica, assim diminuindo seu uso.