O abuso de álcool na sociedade brasileira

Envie sua redação para correção
    Promulgada pela ONU, Organização das Nações Unidas, em 1948, a Declaração dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. Conquanto, o abuso de álcool impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato par que uma sociedade integrada seja alcançada. 
     A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no nas pessoas que exageram no uso do álcool. Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, mostrou em 2018 que 79% da população entre jovens e adultos tinha um uso extremo de bebidas alcoólicas, sendo que 48% eram homens e 31% eram mulheres. Diante do exposto, tanto os homens como as mulheres deveriam maneirar o uso das bebidas alcoólicas, pois o álcool é prejudicial à saúde, e traz sérios riscos à ela. 
       Faz-se mister, ainda, salientar que a bebida alcoólica não deixa a pessoa totalmente sã e isso pode ser o impulsionador de inúmeros acidentes que ocorrem ao longo do ano. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas e a característica de "'modernidade liquida" vivida no século XXI. Diante de tal exposto, pessoas que bebem deve ter o uso moderado da bebida para não ocorrer acidentes como em 2017 que ocorreu mais de 4000 mil acidentes em todo o Brasil, pois bebia e ia dirigir ou atacar alguém. 
      Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Ministério da Educação junto com o Ministério da Saúde poderia ir em escolas e ensinar desde de cedo para as crianças que é errado se for em excesso, e para os adultos o Governo junto com o Ministério da Saúde mais um vez poderia eleger palestras com o intuito de mostrá-los que também o uso em excesso é errado e reintegrá-los que se beberem não podem de maneira nenhuma dirigir por que se não pode causar acidentes. Dessa forma, o Brasil poderia superar o  abuso de álcool na sociedade brasileira.