Envie sua redação para correção
    O filme "O voo" gira em torno de um piloto que consegue salvar a vida de seus passageiros após um problema no motor do avião. Entretanto, durante as investigações sobre o episódio ocorrido, são descobertas evidências de abuso de álcool e drogas por parte do piloto, que encontra-se decidido a mudar o rumo de sua vida após esse evento. De maneira análoga, é possível observar que o abuso de álcool no Brasil tem gerado graves consequências, como o aumento de problemas de saúde e episódios de violência associados à essa substância. 
          Convém ressaltar, à princípio, que a forma como o álcool é tratado na sociedade, está entre as razões para a permanência dessa problemática, visto que diariamente observa-se diversos veículos de informação incentivando o seu consumo, fazendo com que seja encarado como um hábito comum e aprovado socialmente. No entanto, é notório que pouco se é falado sobre os riscos desse costume, principalmente no que se refere à saúde. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 3 milhões de pessoas morrem em todo o mundo em decorrência do álcool. Dessa forma, constata-se que esse é um mal a ser combatido no país. 
           Deve-se abordar, ainda, que o álcool é gerador de sequelas ao cérebro, causando alterações de personalidade e tornando muitos de seus consumidores pessoas agressivas, uma vez que um elevado número de pessoas encontram-se envolvidos em brigas ou crimes, principalmente, no que se refere à violência doméstica, onde o alcoolismo é considerado um dos agravantes. Um estudo feito pela Universidade de São Paulo mostra que quando essa substância está presente, o sexo masculino é responsável por 90% dos casos de violência. Contudo, poucos compreendem que esse vício trata-se de uma doença e acabam não procurando ajuda, fazendo com que esses episódios se repitam por anos. 
          Sendo assim, é necessário que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde, realize campanhas educacionais por intermédio de uma ampla divulgação midiática que inclua propagandas televisivas, e que abordem o assunto em novelas e jornais, expondo os riscos e resultados maléficos do alcoolismo para o corpo humano e para a vida social, na perspectiva de motivar o senso de reflexão e a redução dessa praxe. Outrossim, é preciso que ocorra a difusão de formas para que o viciado encontre ajude para se tratar, como o Alcoólicos Anônimos, por exemplo, e o encaminhamento de verbas para a criação de centros de reabilitação, com o objetivo de conter o número de alcoólatras no território nacional.