O abuso de álcool na sociedade brasileira

Envie sua redação para correção
    Na mitologia grega, Dioniso era o deus das festas, do vinho, da insanidade, simbolizando o que era caótico e perigoso na sociedade.Na contemporaneidade, pessoas que abusam do álcool também são consideradas caóticas, sobretudo é um problema de saúde publica, que afeta tanto o alcoólatra quanto os que convivem com este. Nesse viés, faz-se necessário pensar medidas para minimizar o impasse.
      A priori, o abuso de álcool na sociedade brasileira é visto como um dos maiores do mundo, uma vez que a média de consumo no Brasil é de 8,9 litros, maior que a média mundial que é 6,4 litros. -dados da Organização Mundial da Saúde em 2016- Essa é a realidade de uma parte dos indivíduos que vêem no álcool uma fuga dos problemas. No entanto, os dependentes são mal vistos perante à sociedade, já que, como na mitologia o uso de álcool em grande quantidade é caótico e demonstra perigo, além disso afeta o bem estar social.
      Outrossim, é importante lembrar que os familiares e pessoas que convivem com o alcoólico também sofrem, visto que com o álcool em excesso é facilitado o desenvolvimento de uma personalidade agressiva, além de um comportamento exagerado e desagradável, sem uma noção de discernimento. Ademais, o uso abusivo de álcool mata 3,3 milhões de pessoas, no mundo, todo ano e mesmo assim o seu uso é crescente na população, inclusive entre adolescentes menores de 18 anos,o que é ilegal e deve ser alertado, visto que pode acarretar um vício prematuramente.
       Diante disso, deve-se resolver o problema. Portanto,cabe ao Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação promover campanhas televisivas e sociais, mediante á distribuição de cartilhas em bares e baladas,com informações sobre as consequências do uso abusivo do álcool ,tanto para a saúde quanto para a comunidade.À fim de alertar a população para os perigos de uma vida desregulada. Ademais é fundamental que exista um auxílio governamental e familiar para pessoas que já são alcoólicos.Assim, o caos poderá deixar espaço para o equilíbrio.