O abuso de álcool na sociedade brasileira

Envie sua redação para correção
    O rapper "Criolo" em sua música "Duas de cinco", cita a impotência do governo diante às grandes empresas do setor de bebida alcoólica e a glamorizarão do alcoolismo na sociedade brasileira. Se tratando de um grande problema social, que deve ser combatido com urgência, o abuso de álcool está enraizado na cultura brasileira, causado pela sua banalização e pelo incentivo ao consumo gerado por grandes grupos que lucram com esta prática.
       Em primeira análise, é válido afirmar que o consumo de álcool se tornou algo comum na sociedade brasileira. De acordo com o IBGE, mais de 30% da população adulta consome bebida alcoólica ao menos uma vez na semana. Aliado a isso, diversos problemas são gerados, como acidentes automobilísticos e doenças causadas pelo excesso do consumo, como insuficiência cardíaca. De acordo com a OMS são 3,3 milhões de mortes por ano relacionadas ao abuso de álcool, com isso, é de suma importância a conscientização da população sobre os malefícios desta prática.
        É também importante enfatizar a ação de empresários que se beneficiam do consumo e por isso o apoiam. A maior produtora de cerveja do mundo, Ambev, é um exemplo dessa ação, possuindo diversas marcas de bebidas alcoólicas, ela patrocina festas e se destaca na mídia com propagandas de TV que influenciam o consumo como uma prática positiva ao ser humano, mesmo com a medicina provando o contrario. Assim é inadmissível que o governo autorize tal atitude.
       Mediante aos fatos supracitados, fica evidente a falta de medidas públicas que melhore o cenário atual e os malefícios dessa cultura para o país. O governo, através do Ministério  da Saúde com o auxílio da mídia deve conscientizar a população sobre os problemas que este habito pode causar, através de propagandas na TV aberta, além de campanhas em escolas, visando orientar os jovens, a fim de diminuir o consumo e prevenir o surgimento de novos usuários que abusam da ingestão de álcool. Somente assim o álcool deixará de ser um grande problema para a sociedade.