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Enviada em: 09/03/2019

DST é a sigla para doença sexualmente transmissível, que podem ser transmitidas via contato sexual sem proteção e por vias não sexuais (embora menos frequentes), o sintoma varia e se tratado rapidamente podem vir a ser curada (com exceção da aids) . Tal doença tem seus números aumentado no Brasil, principalmente nos jovens entre 20 e 29 anos, isso devido a esses terem perdido o medo, banalização das consequências de tal doença e a diminuição do uso de preservativos, o que pode vir a causar sérias consequências para o resto da vida.   Um estopim para esse aumento é perda do medo das consequências e a falta da realização de exames , pois assim os jovens não se previne, isso pode ter ocorrido devido ao fato de não haver mais um grande número de campanhas alertando sobre essas patologias nas mídias sociais e também por não ser mais um assunto muito falado, fazendo com que tal perca sua relevância para os jovens e também faz com que os jovens banalize as consequências e consequentemente não faça os exames para a constatação do vírus ou bactéria das doenças, e assim as vezes não tendo mais cura.   Essa temática se torna destaque apenas no carnaval, onde há uma intensificação dos cuidados sexuais, porém é necessário o cuidado o ano inteiro, pois algumas doenças manifesta seus sintomas em longo prazo e a falta de realizações de exames, faz com que indivíduos doentes passem doenças a outros sem saber e caso esse ter relações com outro(s) e não usar preservativos, pode vir a propagar tal doença, tal afirmação se faz presente a partir do momento em que de acordo com a Pcap  em 2016, 6 em 10 jovens não usou preservativo no último ano e desses 19,5% teve relações com mais de 5 pessoas no ano, podendo um destes ter contaminado ao outro. Em suma, se diz que é necessário que o governo federal, juntamente com a secom (secretaria especial de comunicação social) e as autoridades sanitárias, produza mais propagandas sobre o tema, colocando-o em destaque em todas as épocas do ano e não somente no carnaval, para assim os jovens passar a ter medo das infecções e com isso se prevenirem mais, a autoridades sanitárias a fazer campanhas publicitárias com a intenção do aumento da realização de exames, para um dia diminuir a incidência desses problemas.