Materiais:
Enviada em: 28/02/2019

Monteiro Lobato, escritor modernista brasileiro, simboliza por meio do Jeca Tatu um brasileiro adoecido e ignorante. Isso pode ser facilmente relacionado à contemporaneidade, uma vez que, ainda hoje, o descaso público e desinformação contribuem para o aumento de DSTs entre os jovens brasileiros. Isso tem origem no modo mais reparativo do que preventivo do Sistema de Saúde, em políticas de conscientização precárias, juntamente com a falta de referências para as novas gerações.           Primeiramente, as novas gerações carecem de exemplos, ídolos,  que motivem a prevenção. Enquanto os jovens da década de 90  foram  duramente sensibilizados pelas DSTs, atualmente, os avanços da medicina conseguiu ampliar a expectativa dos portadores dessas doenças. Consequentemente, hoje há uma menor preocupação com essa temática.  É evidente, assim, o cenário de avanço do números de ''Jecas'' na atualidade condenados à fraqueza e à remediações devido à ignorância.            Além disso, o descaso dos serviços públicos potencializam o avanço das DSTs. Isso ocorre devido à carência de campanhas, que alertem sobre os  potenciais malefícios eternos do sexo irresponsável. Soma-se a isso  expansão de métodos contraceptivos ampliaram a promiscuidade, como a pílula do dia seguinte para se evitar concepções indesejadas. Em consonância com esse raciocínio está a pesquisa da OPAS, a qual observou que 4 em cada 10 brasileiros não se preocupam com DSTs em relacionamentos estáveis, já que ainda não há essa consciência sexual.         Portanto, é de fundamental importância que o Estado reverta esse quadro de aumento de DSTs com políticas de conscientização mais eficientes. Nesse sentido, o Governo Federal, juntamente com seus Órgãos e Ministérios, precisa se unir ao Congresso a fim de elaborar um Programa Nacional de Erradicação das DSTs. Esse programa criaria um fundo Nacional Independente de Comunicação que se responsabilize pela divulgação em comunidades e escolas.Outrossim, isente empresas que iserissem essa temática em suas publicidades e com seus funcionários.