O aumento de DSTs entre jovens brasileiros

Envie sua redação para correção
    O avanço das doenças sexualmente transmissíveis na década de 1980 ocasionou a morte de grandes artistas do Brasil e do mundo, dentre eles destacam-se Cazuza, Renato Russo e Fred Mercury. No entanto, quando se observa a ascensão das DSTs entre os jovens brasileiros verifica-se que essa problemática ainda persiste hodiernamente. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas de tal agravamento.
              Posto isso, torna-se viável ponderar que a relação sexual é tratada como um tabu. Sendo assim, o assunto não é discutido com a família e os jovens tendem a buscar informações em outras fontes, nem sempre confiáveis. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a consciência individual é fortemente influenciada pela consciência coletiva. Dessa forma, é indubitável que a sociedade exerça um importante papel para orientar sobre as consequências do comportamento sexual irresponsável.
           Outrossim, não há programas isolados de educação sexual tanto na rede pública quanto nas escolas particulares. Logo, os adolescentes não são informados sobre os meios de prevenção das doenças transmitidas através de relação sexual, nem alertados sobre o aumento delas entre os jovens. De acordo com o escritor e cientista Benjamin Franklin, investir em conhecimento rende sempre os melhores juros. De maneira análoga, é possível perceber que falta de informação gera o nocivo agravamento de DSTs em nosso país.
              Dessarte, diretrizes são necessárias para reverter esse impasse. Portanto, as famílias devem promover diálogos, desde cedo, que tratem abertamente sobre a relevância do ato sexual responsável, a fim de que esses assuntos não sejam tratados como tabu na sociedade brasileira e sejam mais discutidos. Ademais, o Ministério da Educação deve estabelecer programas de educação sexual nas instituições de ensino para que os jovens aprendam a não banalizar o uso de preservativos e terem conhecimento dos males que podem causar a sua negligência.