Envie sua redação para correção
    A música "Pais e Filhos", da consagrada banda musical Legião Urbana, ressalta a importância do amor imediato, evidenciado na frase: "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã". Conquanto, a constante preocupação em viver o hoje, sem se preocupar com as possíveis consequências, tem impulsionado o número de jovens contaminados com Doenças Sexualmente Transmissíveis. Nesse viés, a falta de consciência aliada a desinformação sobre sexualidade são agravantes para esse cenário.
        É importante ressaltar, em primeiro plano, a superficialidade das relações mantidas hodiernamente, uma vez que, as pessoas procuram mais status sociais e menos estabilidade emocional, assim como cita Zygmund Bauman na sua teoria: "Modernidade liquida". Destarte, tanto homens quanto mulheres, ao se relacionarem sexualmente com vários parceiros ao longo de suas vidas, sem o uso correto de preservativos, estão sujeitos de contrair DSTs.
       Cabe mencionar, em segundo plano, que por ano cerca de 40 mil indivíduos são contaminados por doenças transmitidas pelo sexo, de acordo com o Ministério da Saúde. Dessa forma, evidencia-se, por grande parte das pessoas, a falta de informações para a realização do ato sexual, tendo em vista que a família ainda trata essa prática como um "tabu", da mesma forma que evitam levar os filhos ao ginecologista para o diagnostico da doença.
       Em síntese, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar a problemática. Assim, é de fundamental importância que a escola realize discussões entre os jovens sobre a relevância do uso de preservativos e traga casos de pessoas contaminadas DSTs, como forma de conscientizar demonstrando a gravidade desse panorama. Outrossim,faz-se urgente que a família oriente seus filhos ao que tange o ato sexual, pra evitar a pratica sem seguridade, pois como afirma Marie Curie: "Não é preciso temer, é preciso entender".