Envie sua redação para correção
    No final do século XX, diversas crianças brasileiras cresceram observando seus ídolos morrendo por causa de DSTs , desse modo, as crianças perceberam a necessidade de fazer sexo com proteção. Porém, no século XXI, percebe-se que contrariando a média mundial,houve um número de casos de aids entre os jovens no Brasil, isso reflete no atual conhecimento deles acerca do tema. Nesse contexto, não há duvidas, que o crescimento do número de brasileiros com DSTs é um problema, que ocorre , infelizmente, não só pela falta de conhecimento, mas tambem pela despreocupação com o uso do preservativo.
     Em primeiro lugar, apresenta-se como dever da escola e dos pais, conversar sobre sexo e tudo que o envolve, mas ,lamentavelmente, não é isso que acontece, visto que o sexo ainda permanece um tabu na sociedade brasileira e por esse motivo não é comentado. Logo, os jovens acabam ficando desinformados e cometendo erros , que podem trazer consequências irreversíveis. Um exemplo da desinformação pode ser percebido na pesquisa divulgada pelo Pcap, em que ,dentre os jovens , 21,6% acreditam que existe cura para aids. Essa é uma estatística alarmante, que reflete a necessidade da discussão do tema no ambiente escolar e familiar.
     Outrossim, a despreocupação com o uso de preservativo apresenta-se como impulsionador do problema. Na década de 90, quando as crianças viam artistas como Cazuza emagracendo e morrendo, iam até seus pais para saber o que deixou ele assim, graças a isso, pais já apresentavam a aids e mostravam como não contrai-la. Contudo, com o avanço da medicina , doenças sexuais foram amenizadas e saíram dos holofotes da mídia , isso fez com que o tema fosse esquecido, e consequentemente , fez com que os jovens perdessem a preocupação e se descuidassem.
     É evidente, portanto, que medidas são necessárias pra resolver o impasse. Destarte , o Ministério da Educação deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por médicos ou agentes da saúde, no intuito de debater com os estudantes sobre sexo e tudo que o envolve , assim combatendo esse tabu e acabando com a desinformação. Ademais, o Ministério da Saúde poderia solicitar que nas novelas, fosse apresentado um jovem que contrai alguma DST, mostrando as consequências sofridas por ele, isso poderia fazer com que pais percebessem a necessidade de falar do assunto com seus filhos, além  dos próprios filhos ao ver o sofrimento do jovem buscassem informação e tomem mais cuidado. Com a união desses pontos , será possível fazer com que o Brasil saia dessa tendência contraria a mundial quanto ao número de casos de aids, além de melhorar a saúde pública como um todo.