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Enviada em: 20/05/2019

Na década de 90,foi descoberta à aids como uma epidemia originada em homossexuais ou prostitutas,na idade contemporânea sabe-se que qualquer indivíduo poderá possuir a doença,porém,devido a confiança entre parceiros e a negligência do setor do poder público sucedendo aos grandes agravamentos aos jovens. Nessa perspectiva,esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade mais integrada seja alcançada.       A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País. No qual seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema educacional eficiente. Contudo,a realidade exibe o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nas doenças sexualmente transmissíveis (DSTS). Segundo o site uol.com, 43,4% não se protegeu durante o sexo e 74,8% nunca fez o teste do HIV. Diante do exposto,é evidente a falta de cuidado com a saúde,devido a confiança entre parceiros considera irrelevante o uso de preservativos,principalmente em relacionamento de longo período de tempo.      Faz-se mister,ainda,salientar a negligência do poder público como impulsionador para a falta de conhecimento e proteção acerca de DSTS. De acordo com Zygmunt Bauman,sociólogo polonês,a falta de solidez nas relações sociais,políticas e econômicas é a característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Diante de tal contexto,as doenças sexuais vêm sendo vista pelo governista como um problema fora da realidade,já que não é abrangido melhoras nem exposto pela mídia para os jovem enxergar a gravidade que precisa ser eliminada no futuro.        Infere-se,portanto,que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte,o Ministério da educação e cultura (MEC) deve promover nas escolas,palestras ministradas por psicólogos que discutam o combate ao DSTS expondo toda história da problemática desde os séculos 90 aos dias decorrente com o objetivo de entender a gravidade e se informar sobre a doença para que não vida o passado. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire,a educação transforma a pessoas,e essas mudanças o mundo.