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Enviada em: 12/05/2019

No filme “Bambi”, é retratado o equilíbrio entre a vida dos animais e a floresta, até a chegada do homem que traz consigo a destruição desse ambiente. Para além da ficção, o cenário da obra também é vivenciado no Brasil, visto que a maioria dos incêndios nas matas do país são decorrentes de ações antrópicas, que são causadas desde descuidos nas atividades agrícolas quanto na falta de educação ambiental, contribui assim com a degradação da natureza.     Em primeira análise, a Revolução Industrial foi um marco para a economia mundial, visto que iniciaram-se novos meios de utilização dos recursos naturais como matéria-prima nas indústrias. Na realidade brasileira, a economia gira em torno de atividades agrícolas que são grandes responsáveis pelo desmatamento e, muitas vezes, pelo alastramento de incêndios florestais ocasionados pela queima de pastos para a sua renovação. Essa ação contribui diretamente na emissão de gases do efeito estufa e também, na perda de grandes áreas florestais que levarão anos para se recompor.     Por conseguinte, segundo pesquisas do Instituto Chico Mendes de conservação da biodiversidade, 90% dos casos de incêndio nas matas brasileiras são causadas por ação indevida do homem. Um exemplo disso é o descarte de “bitucas” de cigarros nas estradas, e também a formação de fogueiras próximas a áreas florestais que acarretam a incidência de queimadas nessas zonas. A decorrência disso se dá pela falta de educação ambiental entre os cidadãos brasileiros, o que influencia na imprudência desses com o meio ambiente.     Nesse sentido, a participação de todos os setores sociais é importante para reverter o problema de incêndios florestais no Brasil. O Ministério da Agricultura, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, deve realizar mudanças nos métodos de pastagens, utilizando meios de rotações entre essas áreas para que não seja necessário a queima constante para suas renovações, além de contratar e especializar agentes florestais para monitorar áreas de atividade agrícolas e zonas de mata próximas a centros urbanos, com o intuito de impedir e auxiliar na redução de incêndios nas florestas. Com vistas a proporcionar uma boa educação ambiental, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, deve realizar palestras e programas de conscientização em centros educacionais para todos, principalmente alunos do ensino fundamental para que, no futuro, esses sejam cidadãos que respeitem e contribuam com a preservação e o equilíbrio da natureza.