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Enviada em: 07/08/2017

Criado na década de 80, o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DST (doenças sexualmente transmissíveis), do HIV e das Hepatites Virais tornou-se referência mundial no tratamento e atenção à aids e outras DST, além de ser diariamente a voz de milhares brasileiros infectados. No entanto, pode-se afirmar que o Brasil tem enfrentado um aumento significativo de contagiados em seu território, em especial jovens, haja vista a ausência dos pais no que tange à conversas com os filhos sobre sexo seguro, e a persistência da sexualidade como tema-tabu na sociedade brasileira. Segundo Immanuel Kant, ''o ser humano é aquilo que a educação faz dele''. Nesse sentido, é possível perceber que, no Brasil, apesar de a mídia abordar temas como as doenças transmitidas por sexo inseguro, diversas vezes de maneira correta, muitos jovens se baseiam em séries e novelas que tratam das doenças venéreas de uma maneira fantasiosa. Desse modo, o papel dos pais faz-se imprescindível, visto que diálogos respeitosos e orientações podem impedir que informações deturpadas sirvam como base da vida sexual dos jovens. Ademais, a veiculação de campanhas informativas ainda é um campo inexplorado pelo Ministério da Saúde; visto que a maioria evita discutir temas-tabu, como sexualidade, isso se reflete na postura dos órgãos governamentais e das empresas ao realizarem e patrocinarem campanhas publicitárias sobre o assunto. Desse modo, fica evidente que a deficiência de campanhas de prevenção e orientação está intrinsicamente relacionada aos costumes morais da sociedade. Urge, portanto, que indivíduos, instituições públicas e privadas cooperem para comedir o aumento de infectados por DST no Brasil. Para tal, o Estado deve desenvolver programas sociais que tenham a juventude como público-alvo, e, também, que envolva a família dos participantes; além disso, acordos com os meios midiáticos e empresas privadas são de grande importância para uma maior veiculação de campanhas informativas, principalmente na internet, além da televisão e do rádio. Por fim, ações afirmativas como testes de saliva em locais públicos e em vans nas portas de baladas, também são de grande eficiência, além de serem rápidos e de baixo custo. Somente assim, poder-se-á transformar o Brasil em um país exemplar no que diz respeito ao combate das DST e cuidado aos cidadãos infectados.