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Enviada em: 08/08/2017

As doenças sexualmente transmissíveis são conhecidas pelo homem há milhares de anos, como a gonorreia mencionada no Antigo Testamento. Apesar de todo o conhecimento sobre o assunto e avanços da medicina, os números de DSTs no Brasil têm aumentado, principalmente entre os jovens, cujas causas cabem ser analisadas.     Segundo a Pcap, 43,4% dos jovens entre 15 e 24 anos não usou preservativo durante o sexo. Um número alto, visto que, não é por falta de informação que esses deixam de utiliza-lo, e sim por falta de formação. Esse assunto ainda é considerado um tabu na sociedade. É pouquíssimo discutido entre as famílias e parcialmente nas escolas (educação bancária, segundo Paulo Freire). Por conta disso, os jovens estão perdendo o medo de pegar DSTs, pois acham que nunca vai acontecer com eles, ou porque nunca viram alguém  próximo ter graves problemas ao contraí-las, pois já existem grandes avanços médicos nessa área, porém, esse pensamento não passa de uma perigosa ilusão.       O número de sífilis aumentou nos últimos anos, segundo o Ministério da Saúde. Esse problema pode ter também como causa, além da falta de proteção, a baixa frenquêcia do tema na mídia. Claro, que ao longo do ano pode-se observar campanhas alertando sobre a importância do uso de preservativos, mas são em épocas específicas, como no carnaval, onde elas ganham forte apelo,e ademais, a maioria das vezes é sobre a AIDS, deixando de lado outras doenças bastante comuns como a sífilis.       Fica claro, por conseguinte, que é preciso desmitificar os tabus sobre o sexo e DSTs e alertar sobre. Para isso as escolas devem investir em uma melhor educação sexual para crianças e adolescentes, fazendo isso de forma lúdica e dinâmica, com o objetivo de formar jovens mais conscientes. Além disso, cabe a família dialogar mais com seus filhos sobre sexo seguro, a fim de protege-los contra males indesejados. E por fim cabe ao Ministério da Saúde juntamente com a mídia aumentar a frequência e eficácia das campanhas contra DSTs através dos meios de comunicação.