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Enviada em: 01/10/2017

O Combate ás DST`s no Brasil     É cada vez maior o número de pessoas infectadas por doenças sexualmente transmissíveis no Brasil. Segundo dados do ministério da saúde, o número de jovens na faixa dos 20 aos 24 anos que contraíram HIV, considerada uma DSTS mais graves, subiu de 16,2 em 2005, para 33,1 casos em 2015. Nesse sentido, a falta de programas eficazes de prevenção e a falsa sensação de segurança, onde a maioria acredita que esse problema está distante da sua realidade, são fatores que agravantes ainda mais desse cenário.    Em uma primeira análise, é perceptível que os programas voltadas ao combate das DST's tem se mostrado de maneira ineficiente. Nesse sentido, Muitas vezes as campanhas são intensificadas  somente em período festivos, a exemplo do carnaval, quando na verdade é necessário uma ação mais contínua direcionadas a esse tema. Outro ponto que merece atenção é que esse crescimento em sua maioria se deve a negligência ou até falta de informação dos mesmos, quando se levando em conta que falar sobre sexualidade é tratado como um tabu entre filhos e pais em que a um certo desconforto ao tratar do assunto.      Ademais, é notório que mesmo ciente dos riscos do sexo de modo desprotegido, as pessoas optam por ignorar em se prevenir. De acordo com pesquisas realizadas no ano de 2013, 6 em cada 10 jovens dos 15 aos 24 anos, tiveram relações sexuais sem preservativo; atenuando ainda mais a situação. Nesse contexto, os indivíduos tendem a confiar mais nos parceiros, muitas vezes impulsionados por um prazer momentâneo não se levando em conta perigos no qual estão expostos.  Além disso, muitas doenças sexualmente  transmissíveis podem permanecer no indivíduo de forma silenciosa, constatadas tardiamente e comprometendo seriamente a saúde do indivíduo. Fica claro, portanto, a necessidade programas e campanhas efetivas a fim de reduzir os casos de DST's.     O ministério da saúde, deve elaborar projetos em ambientes como hospitais, através de cartazes e orientações especializadas. A mídia, Também tem o seu importante papel ao promover campanhas publicitárias, objetivando uma maior atenção das pessoas. As escolas, seminários, palestras e projetos estimulando uma mudança comportamental dos jovens. Sendo assim, com o engajamento de diferentes setores será possível amenizar esse problema.