Envie sua redação para correção
    Corretor, se a temática comumente abordada pelo Enem são situações-problema, as quais justificam as competências avaliadas pela prova - me refiro à proposta de intervenção, sobretudo -, qual o sentido de discutir sobre o carnaval como símbolo da nacionalidade brasileira? Onde está a problemática social em questão? 
    Eu poderia redigir sobre a importância da identidade cultural de um povo e  sobre como o carnaval é um evento que possui uma conotação histórica de extrema relevância na construção cultural e social brasileira (acho que faria sentido), mas não sei onde eu iria chegar ao problema com isso: os textos motivadores não induzem essa percepção e minha experiência pessoal tampouco. Afinal, o que poderia ser colocado na conclusão, em matéria de intervenção para um pressuposto PROBLEMA, o qual, repito, não observo?
    Enfim, cara (ou "carx", se você sofre do mesmo mal que acarreta milhares de professorxs de humanas brasileirxs), não precisa gastar seu precioso tempo fazendo observações sobre como isso que lhe escrevo não atende à absolutamente NADA do que se pressupõe a um texto dissertativo-argumentativo (e nesse ponto talvez você se pergunte por que diabos que o fiz - normal, eu também me indago sobre isso), mas, imaginando eu que você tenha lido isso até aqui, me explique, por obséquio, COMO VOCÊ FARIA UMA REDAÇÃO COMO ESSA, CASO FOSSE TEMA DO ENEM NO SEU ANO DE VESTIBULAR??(ou como eu deveria ter feito, caso queira manter a formalidade da correção).