O carnaval como símbolo da nacionalidade brasileira no século XXI

Envie sua redação para correção
    Os dias de carnaval no Brasil são conhecidos ao redor do mundo pela sua irreverência e alegria, características essas, que também são dadas aos brasileiros. Diante disso, alguns fatos devem ser levados em consideração, como a importância do carnaval ao afirmar a identidade brasileira e os seus impactos positivos e negativos, ao interferir em diversos aspectos da sociedade brasileira.
    Em primeiro lugar, é notório o reconhecimentos do carnaval como símbolo da cultura e da população brasileira. Nesse sentido, marcado pelas suas particularidades, o carnaval brasileiro, traz em sua história, o período da colonização do Brasil, fato de significativa importância para a perpetuação dessa festa, que com o passar dos anos, é vista tanto pelos brasileiros como pelos estrangeiros, como uma marca de tradição cultural, principalmente ao realizar-se todos os anos. Além disso, um exemplo da marca que o carnaval tem para com o Brasil, é o estigma adotado pelos estrangeiros de que "todo brasileiro tem samba no pé".
    Ademais, devem ser levados em consideração o grande número de turistas, que o carnaval atrai. São essas pessoas responsáveis por movimentar a economia do país, durante esse período. Em contrapartida, o carnaval também apresenta os seu pontos negativos. Torna-se evidente, que a cada ano, essa grande festa tem se tornado símbolo de lucratividade e comércio, ao se elitizar uma comemoração que a princípio era para ser considerada como forma de expressão da cultura popular. Como consequência dessa situação, é gerada uma forte segregação socioeconômica entre a população, que se torna vítima do comércio carnavalesco.
    Diante da importância do carnaval para a sociedade brasileira e da sua manifestação de forma contraditória ao promover uma certa comercialização, algumas medidas devem ser tomadas. Primeiramente, o ministério da cultura, deve supervisionar algumas atitudes que são realizadas durante período de carnaval com o propósito de promover a participação da sociedade em sua grande maioria, como por exemplo, os altos preços cobrados na entrada de camarotes. Outrossim, é necessário que o ministério da educação, promova palestras nas escolas públicas e privadas que conscientizem os alunos sobre a valorização do carnaval como símbolo da cultura brasileira. Dessa forma, o carnaval poderá ser visto de forma mais integradora e ser mais valorizado pela própria sociedade.