O combate à pedofilia no Brasil

Envie sua redação para correção
    No Brasil, uma epidemia de relatos de violência e exploração sexual contra crianças, surgiu nos últimos anos juntamente a um grande receio de pais e responsáveis. O medo dos pais está atrelado ao fato de adultos, geralmente violentos e insensatos, estarem apresentando desejos sexuais por menores de idade, o que é denominado pedofilia. Apesar da criação de leis que punem os autores de ações ligadas ao abuso de menores, sabemos que inúmeros casos ainda acontecem no país e precisamos melhorar os caminhos para combatê-los.
          As leis e os meios para registro de ocorrências e denuncias de malfeitores não conseguem atuar em todos os casos. Em boa parte das vezes, as ameaças dos pedófilos não permitem as vítimas informarem os seus responsáveis sobre o que realmente acontece . O fato dos filhos ficarem intimados e apreensivos, faz com que vários casos não sejam descobertos por seus pais e muito menos cheguem até as autoridades ou centrais de auxílio especializadas. 
            Além disso, a mídia não utiliza seu poder para ajudar a evidenciar o assunto. Exemplo disso é a falta de contos ou histórias que reproduzem e apresentam casos de pedofilia. No cotidiano, é de extrema rareza assistir ou ouvir, em emissoras de televisão e rádio, campanhas que divulguem o combate a exploração sexual infantil. Telenovelas, séries e desenhos animados possuem uma ampla capacidade de captar a atenção da sociedade, e já conseguiriam ,em um passado próximo, ajudar no confronto a temas com a mesma relevância social, como a AIDS e o luta conta o Câncer. 
            Portanto, diante de tudo que foi dito, é possível perceber falhas em dois importantes meios de combate a pedofilia, nos meios de registro de denúncias e na mídia. Para conseguir relatar e atuar em um maior número de casos possíveis é necessário convencer a vítima a sempre denunciar. O governo deve trabalhar no desenvolvimento e divulgação de instituições de ajuda e em recursos que possibilitem a acusação de forma anônima, considerando o pavor dos menores em ignorar as ameaças dos criminosos. Ademais,os canais das mídias devem ser responsáveis por incluir em suas produções, histórias que mostrem a pedofilia presente em nossa  sociedade e o quão ruim ela pode ser. Campanhas publicitárias e telenovelas podem ajudar a fazer com que os malefícios dessa tema chegue a um número maior de pessoas. Tudo isso é fundamental para facilitar a discussão e o combate desse problema social ,ajudando a  garantir um país  seguro para os  jovens.