O combate à pedofilia no Brasil

Envie sua redação para correção
    Embora medidas de enfrentamento contra a pedofilia estejam crescendo e apresentando resultados positivos, há um caminho árduo a ser percorrido para extirpar tal situação. Implantar ações de educação nas escolas sobre o tema, realizar campanhas midiáticas que levem informação e elaborar medidas de punição mais severas podem ser alternativas que implicariam na redução dos índices desse crime.
          As escolas podem elaborar aulas de educação cidadã fazendo com que crianças e adolescentes tenham conhecimento e discernimento do problema e possíveis medidas para não "cair nas armadilhas desses criminosos", como também realizar a inclusão de pais e responsáveis nessas aulas para que o conhecimento desse contexto alcance a população de modo geral.
          A mídia configura- se em um instrumento muito importante no combate à pedofilia, à medida que, se usada com ética e comprometimento, leva informação  e prevenção ao alcance de grande parte da população por meio de seus mais diversos meios de comunicação. Ao expor possíveis mudanças de comportamento que estejam acontecendo com as crianças e adolescentes, a mídia já estaria fazendo uma função preponderante para disparar o alerta entre os responsáveis pelos mesmos.
          Os órgãos judiciários por sua vez devem repensar as penas aplicadas a quem executa tal crime no intento de serem mais rígidos com quem o pratica. Os dados mostram que se trata de uma situação alarmante que pode fragilizar o futuro, sobretudo psicológico e funcional, de uma grande parte da geração que foi vitima dessa violência. Dado esse impacto é cabível uma pena severa para pedófilos e ainda propiciar um receio entre os que possuem o instinto para cometer atos de pedofilia.
          Mediante o que foi exposto, conclui-se que uma parceria entre Ministérios da Educação, Comunicação e Justiça poderiam criar um pacote de medidas como cartilhas educacionais- prevenção e promoção de informação- e programações midiáticas para atingir a população e minimizar ao máximo a prática desse crime