O combate à pedofilia no Brasil

Envie sua redação para correção
    O termo pedofilia em sua origem significa amar ou gostar de crianças. Contudo, não é de hoje que o termo ganhou significado patológico e representa atualmente um grande problema para a sociedade, pois, a maioria desses abusos são cometidos por pessoas próximas. Diante desse cenário, é necessário que as famílias e as comunidades fiquem atentas, fiscalizando e denunciando qualquer ato indecente.  
     A obra de Vladimir Naboko, 'Lolita" que foi uma das obras mais polêmicas da literatura, narra uma história de um pedófilo, Humbert que tem uma atração limitada por meninas de 9 a 14 anos. Da cadeia, à espera de um julgamento por homicídio, ele narra, num misto de confissão e memória, a irreprimível e desastrosa atração por Lolita, filha de 12 anos de sua senhoria. Este fato revela, os frequentes casos de pedofilia cometidos por pais, tios ou padastros.
     Atualmente esse assunto tem sido transtorno frequentemente divulgado na mídia, embora encontramos na literatura científica relatos desse ato sexual desde o século 19. O mais comum nesse século, era que os pais das vítimas ocultavam a violência sexual por pudores ou vergonha e proteção de constrangimentos que a criança poderia sofrer, por isso, a pedofila era pouca conhecida e até mesmo um tubo a ser não comentado. Esses são motivos até mesmo na atualidade.
      Neste sentido, posto que nunca será possível evitar todas as ocorrências de crimes praticados por pedófilos, punições duras e exemplares precisam ser impostas a esses criminosos. Por exemplo, nos EUA a política criminal adotada para tais delitos é a "tolerância zero" - também chamada de "hard control".
     Evidencia-se, portanto, que a pedofilia deve ser combatido pelo governo em parceria com a sociedade civil organizada, atuando através de políticas públicas preventivas. Contudo, o recrudescimento da persecução penal aos abusos sexuais perpetrados é imperioso para que tais transgressões sejam duramente reprimidas, com a máxima eficácia e efetividade. • Responder•Compartilhar ›