O combate à pedofilia no Brasil

Envie sua redação para correção
    A exploração e o abuso sexual  de crianças e adolescentes
       A exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes é um assunto que precisa ser tratado com bastante atenção, pois a cada dia cresce o número de casos em todo o país. E o que preocupa é que esses abusos são praticados por pessoas que vivem bem próximas ás vítimas, que são vulneráveis e na maioria das vezes por medo optam em esconder em vez de procurar ajuda.
      De acordo com as denúncias feitas ao Disque-Denúncia Nacional mais de 17,5 mil crianças e adolescentes podem ter sido vítimas de violência sexual no Brasil só no ano de 2015. É um número preocupante pois muitos casos não chegam até as autoridades competentes para serem investigados e com isso punirem os abusadores.                                                                     Na maioria dos casos esses abusos são praticados por familiares, amigos e conhecidos da vítima. É preciso observar atentamente o comportamento de crianças e adolescentes. Por exemplo, sua filha era garota tranquila, inteligente, super concentrada, atenciosa torna-se rebelde, foge de casa, apresenta baixo rendimento escolar, possui pensamentos suicidas é sinal de atenção e pode estar sofrendo abusos.
     No entanto, para combater esses abusos que só crescem no país é necessário que pais e responsáveis comecem desde a infância ensinando a criança a conhecer melhor o seu corpo, não permitindo que ninguém a toque, principalmente nas partes íntimas e se em determinada situação alguém fez ou pronunciou algo que não gostou procurar imediatamente um adulto e relatar o ocorrido. Nas escolas projetos educacionais que tenham como ênfase proteção á sexualidade e conhecimento da fisionomia funcional do corpo auxilia e muito neste combate.