O combate à pedofilia no Brasil

Envie sua redação para correção
    Criança e adolescente, segundo o Estatuto da criança e do adolescente (ECA) é estabelecida proteção integral,dignidade e respeito à elas; no entanto não é isso que vem ocorrendo, o número da violência sexual no país está aumentando segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) em 2012 foram registrados 7.592 casos, e isso sem contar os inúmeros casos que não são registrados. Nesse sentido o Estado deve interferir na situação para minimizar as consequências físicas e psicológicas causadas pelos abusos as crianças. 
     Muitas vezes esse crime é cometido por desconhecidos que se aproveitam de uma situação de fragilidade, porém na maioria das denúncias o agressor é conhecido da vítima e da família, e em outros casos o agressor é da própria família. para que isso não se agrave é necessário atenção especial dos pais para com os filhos, perceber sinais no comportamento é fundamental para saber o que pode estar acontecendo. 
     Nesse contexto, o papel da família é essencial na recuperação física e psicológica da criança que foi afetada mas também é importante ser acompanhada por um profissional para dar-lhe apoio emocional necessário, em decorrência das consequências que podem ser a curto e longo prazo como os transtornos de identidade, depressão, isolamento e tentativas de suicídio por exemplo.
     Logo, denota-se, a insuficiência do (ECA) e das formas de proteção do Estado. Pensando em minimizar a problemática é preciso mais efetivação do Poder Judiciário em vista que ele é o órgão fiscalizador para que as leis sejam cumpridas; em segundo lugar está a disseminação do conhecimento sobre o assunto por meio de debates em escolas, postos de saúde, mídias para conseguir atingir o público alvo que são os pais de crianças e adolescentes e em casos já ocorridos a violência que seja prestada toda forma de assistência tanto na saúde quanto na investigação e punição do responsável por tal crime. Já dizia Paulo Freyre, "O ornamento da vida está na forma como um país trata suas crianças" .