O combate à pedofilia no Brasil

Envie sua redação para correção
    Denúncias de violência sexual contra crianças chegam a quase 50 por dia, o que é apenas a parcela que busca ajuda ao Disque 100 -ferramenta de denuncia à pedofilia vinculado à Ouvidoria de Direitos Humanos. A dificuldade que a criança encontra de se comunicar com os pais ou responsáveis sobre o ocorrido é um problema que,muitas vezes, gera a impunidade do criminoso,sendo necessário,portanto, outras formas de educação sobre como agir diante de possíveis abusos ou reportá-los aos pais e autoridades.
         Grande maioria dos casos de pedofilia, ocorre quando os responsáveis, por motivo de trabalho ou outras obrigações, deixam seus filhos com amigos e parentes próximos, iniciando dessa forma a maioria dos quadros. No Brasil, em questão , mais de 7 mil casos foram denunciados somente no ano de 2012 (levando em consideração apenas crianças de zero a nove anos) o que, pode tornar essa estimativa ainda mais assustadora. Quando se considera os casos de abusos das idades de zero aos 16 anos  chega a um aumento de 3 mil  segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, além disso esse numero de mais de 10 mil, computam apenas crimes denunciados à órgãos competentes -que representa hospitais públicos e telefones de ajuda como o disque 100- desconsiderando atendimentos em hospitais privados.
         Parafraseando a teoria da segurança de Thomas Hobbes ,cujo qual deixa um questionamento : vale a pena perdermos à liberdade para ganharmos segurança? analisando tal teoria sobre a problemática em questão, podemos perceber que crianças são privadas de suas liberdades individuais como brincar na casa de amigos ou passear pela cidade por conta da quantidade de casos, o que torna perigoso ambientes em que os pais ou responsáveis não estejam presentes. A impunidade e a desordem geram a insegurança. Muitas crianças vitimas de abusos sofrem caladas, pois a pedofilia pode ser traumática, causando até posteriores danos psicológicos, dificultando mais ainda a denuncia, pois a criança em tal  situação torna-se exposta e insegura.
          Portanto, medidas são necessárias para diminuir a impenitência e resolver de uma vez por todas os problemas relacionados a tentativa do combate a pedofilia. Os país junto com a escola,através de diálogos e palestras devem ensinar as crianças como agir em casos de possíveis abusos, por exemplo ensinando à não permanecer em locais sozinho com um estranho e preservar o hábito de contar qualquer ocorrido aos responsáveis,sabendo que neles podem depositar sua confiança. Ainda, compete a escola saber quem busca o menor depois da aula, para que seja evitado que saia com algum desconhecido e potencial pedófilo.