Envie sua redação para correção
    A pedofilia rouba a infância, devastando sonhos, vidas, famílias, em maior parte das vezes, ato cometido por aqueles que mais tem o dever de protegê-la. O combate à pedofilia é uma guerra de todos nós.
          A pedofilia é um crime, de tão difícil combate, porque envolve por vezes um transtorno mental no abusador, combinada com a inocência infantil, e falta de orientação para que os pais e responsáveis detectem precocemente mudanças de comportamento nessas crianças que indiquem um abuso. Há um fator grave, que dificulta ainda mais a comunicação com estas crianças, o abuso em sua maior parte é cometido por pessoas do convívio e confiança das vítimas: o pai, um tio, um amigo próximo.
          No Brasil, temos outro agravante que, a sociedade não enxerga o abusador como um possível doente, que necessita de um tratamento efetivo e acompanhamento do Estado para tratamento, como bem retratado no filme "O lenhador", no qual o ator Kevin Bacon interpreta um abusador infantil que luta contra seu desejo doentio de abusar de crianças.
          Para que haja um efetivo combate a esse crime tão brutal, é necessário que o Estado intervenha tanto nas famílias como nas escolas, com campanhas de orientação às crianças e também aos pais e professores  e à sociedade, para que estes captem mudanças no comportamento das mesmas, possibilitando que estas sejam encaminhadas imediatamente ao psicólogo ou ao Conselho Tutelar para acompanhamento. E também que, forneça aos abusadores um tratamento psiquiátrico efetivo que busque as causas deste comportamento abusador - muitas vezes um abuso na própria infância, distinguindo os acometidos pela doença de pedofilia e os tratando e os acompanhando, preferencialmente, pelo resto da vida. 
          Dado o exposto, é necessário que haja mais intervenção do Estado não apenas no sentido de criminalizar, mas de tratar estes abusadores doentes, de orientar estas crianças sobre a diferença entre "carinho" e abuso, e aos responsáveis para detectar os primeiros sinais de abuso, e que a sociedade não se cale e denuncie este crime tão vil como é a pedofilia.