Envie sua redação para correção
    A pedofilia é o ato de adultos sentirem-se atraídos por crianças e/ou adolescentes. No livro Lolita é retratada a história de uma criança abusada por seu padrasto, fato rotineiro na sociedade civil e que precisa urgentemente ser debatido e amenizado. Visto que, inúmeros casos de violência sexual infantil são cometidos por pessoas próximas, resultando em graves problemas psicológicos e físicos. 
           No Brasil segundo dados do Ministério da Saúde, registrados em crianças com até nove anos de idade, cerca de 70% dos casos de violência sexual são praticados pelas pessoas próximas da vítima. Conhecidos, amigos dos familiares e até mesmo um membro do núcleo familiar como o pai, avô e tios realizam abusos em menores. Desse modo, por ser alguém que conheça a criança sente ainda mais receio de falar, permanece acuada por medo de ninguém acreditar no que diz; o silêncio passa a ser sua "prisão" e assim são violentadas inúmeras vezes por muito tempo. Já em outras vezes a vítima manifesta-se e é culpabilizada por aquelas pessoas que deveriam apoiá-la. 
          Sofrendo esses abusos adquirem vários problemas psicológicos e físicos. A autoconfiança da criança e adolescente é abalada, muitas ficam violentas, depressivas, com dores nos órgãos sexuais e outras engravidam precocemente. Tais consequências destroem não somente a infância desses jovens, mas sim uma vida inteira, pois perdem o desejo de construírem um futuro melhor e não realizam seus sonhos.
            Medidas são, portanto, imprescindíveis para resolver esse sério problema. A Escola juntamente com a Família ao perceberem mudanças no comportamento dos adolescentes e crianças, não exitarem em conversar e procurar ajuda profissional se necessário. Além disso, as escolas e ONG's devem ofertar palestras para os familiares sobre pedofilia e esclarecer as crianças o quão importante é pedir ajuda e demonstrarem que estão as apoiando. Ademais, o Ministério da Saúde em parceria com a Mídia enfatizar ainda mais a importância da denúncia através de campanhas e debates em programas de grande audiência ajudando, dessa forma, a libertar inúmeros indivíduos da prisão do silêncio.
           .