O combate à pedofilia no Brasil

Envie sua redação para correção
    A Pedofilia acontece quando um adulto abusa sexualmente de crianças e adolescentes, essa prática infelizmente é uma realidade gritante no Brasil. No nosso cotidiano, os noticiários anunciam casos de abusos de menores, porém mesmo sendo um assunto recorrente na mídia, ele ainda é encoberto pela sociedade, por ser tratar de tabus sobre sexualidade e violência. Por isso, a pedofilia configura-se como um problema de saúde pública e social, que deve ser combatido, mais discutido e tratado de maneira mais específica e não generalizada.
    Nesse contexto, o problema inicial é o da omissão de conhecimento as crianças sobre sexualidade, deve ser falado com elas abertamente sobre sexo, para que elas saibam agir diante de uma situação de abuso. Dessa forma, o diálogo é essencial, no entanto, a população brasileira ainda divide opiniões sobre o tema e cria repúdio à ele. Segundo, Marceline Gabel, que é escritor sobre abuso sexual de menores, a pedofilia é um fenômeno ocultado por criarem uma barreira de silêncio, e é justamente discutindo sobre o assunto que pode-se quebrar tabus e preconceitos,  e assim reduzir os índices de crimes dessa natureza. 
    Outrossim, a maior dificuldade para se combater o abuso sexual contra crianças no Brasil é o silêncio das famílias, as quais tem receio de denunciar o caso por causa da vergonha, que este irá trazer. Os pais sentem sentimentos de humilhação e culpa, porque na maior parte dos casos acontecem dentro do núcleo familiar, são entre 80% e 90% das vezes segundo a revista Galileu, tornando  mais difícil a interrupção do abuso, porque a vítima também se culpabiliza e demora a denunciar. 
    Destarte, a pedofilia no Brasil é um grande desafio e deve ser combatida, assim como combatemos doenças como Aids. Para isso, as escolas brasileiras devem começar à dar aulas sobre sexualidade às crianças desde o primário para que elas saibam apoderar-se dos seus corpos, prefinindo abusos futuros, as famílias devem criar um ambiente de confiança nas suas casas abordando também o tema.