O combate à pedofilia no Brasil

Envie sua redação para correção
    A pedofilia é caracterizada como uma perversão que leva o indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças. Desse modo, torna-se necessária a discussão sobre os desafios enfrentados no combate a pedofilia no Brasil moderno. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados: a tecnologia como estimulante da problemática e a falha na legislação quanto à prisão dos acusados.
      Em primeira análise, cabe pontuar que adolescentes e crianças fazem o uso indiscriminado das redes sociais. Sabe-se que aproximadamente 80% dos jovens usam a internet, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Assim, a entrada precoce das crianças no mundo cibernético, somado a falta de vigilância dos pais, facilita com que esses jovens se deparem com perfis falsos, troquem mensagem e marquem encontros com possíveis transgressores. Como prova disso, mais de 90 queixas de crime virtual são feitas diariamente no Brasil, segundo dados do Governo Federal.
      Ademais, cabe pontuar que a atuação da justiça brasileira demonstra pouco rigor nas condenações. De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), aproximadamente 40% dos infratores são liberados mesmo com provas, pois a Constituição Brasileira ou exige mais provas ou um flagrante que possa incriminar o suspeito. Dessa forma, o processo frágil de condenação dos infratores somado a uma Constituição fraca, favorece a saída de pedófilos e aumentando a insegurança.
      Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias para atenuar a problemática. É imprescindível que o legislativo promova um referendo para que a população opine sobre a Lei de Execução Penal com o intuito de retificá-la e, assim, assegurar à prisão dos acusados levando segurança a sociedade. Além disso, cabe aos pais reservarem um tempo do seu dia para dialogar com seus filhos acerca da problemática. Ainda assim, todos os cidadãos devem atuar como agentes protetores, fiscalizando e denunciando possíveis casos de abuso. Logo, poder-se-á afirmar que a pátria oferece mecanismos exitosos para o combate a pedofilia no Brasil.