Envie sua redação para correção
    Todos precisam combater.
          "Esse é nosso segredo, ninguém precisa saber." O trecho da música Pedofilia, da Titãs, aborda uma temática análoga à realidade vivida no Brasil: a pedofilia. Desse modo, atenção dos pais e punição rigorosas à pedófilos são mecanismos prioritários para combater essa prática.
          Na Grécia e no Império Romano, o uso de menores para a satisfação sexual de adultos foi um costume tolerado e até prezado. Entretanto, essa cultura foi se tornando ilegal conforme o cristianismo perpetuava-se. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 35% de casos de pedofilia no território brasileiro são cometidos dentro de casa, o que deixa explícito falta de diálogo e atenção dos pais para com os filhos. Nota-se, assim, um dos cernes da questão.
          Ademais, embora a pedofilia seja crime, a falta de punições rigorosas para os pedófilos tem corroborado para a perpetuação desse mal. Consoante Machado de Assis, principal nome do Realismo brasileiro, a impunidade é o colchão dos tempos: dormem-se ali sonos regalados. Desse modo, é necessário que políticas públicas sejam efetivadas com mais rigor para que os criminosos sabiam que não ficaram impunes. Vê-se, então, a problemática vivida.
          Infere-se, portanto, que a impunidade de pedófilos e o não acompanhamento pessoal entre pais e filhos, têm contribuído para a problemática. Dessa maneira, faz-se necessário que o governo Federal em parceria com o Municipal, realize junto as ONG’s, igrejas, escolas, entre outras esferas, palestras para que pais possam perceber princípios ou até mesmo atos pedófilos em seus filhos, sendo relevante, ainda, que o Poder Legislativo crie uma legislação específica para regulamentar os casos de pedofilia; nesse ínterim, o Judiciário deve fazer com que as leis existentes sejam cumpridas além da criação efetiva de um sistema de monitoramento —legal— para a internet, para que ações pedófilas sejam combatidas, além de treinar e preparar a estrutura policial para lidar com esse tipo de violência tão peculiar. Assim, crianças vítimas de pedófilos serão encorajadas a denunciar seus agressores sexuais, contrariando o verso da música da Banda Titãs: “ninguém precisa saber.”