O combate à pedofilia no Brasil

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    O sociólogo Gilberto Freyre, ao afirmar que "o ornamento da vida é a forma como um país trata suas crianças", mostra claramente a necessidade de dar extrema atenção aos assuntos que envolvem a infância. Sendo assim, a pedofilia é uma problemática que precisa ser amplamente debatida e combatida. Nesse sentido faz-se necessário destacar a essencialidade do diálogo familiar sobre sexualidade e o olhar atento da escola em relação a cada criança.
         O número de casos diários de violência sexual contra crianças, no Brasil, é alarmante; mas sabe-se que na realidade ele é muito maior que os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, já que, muitos casos não são revelados. É, portanto, de extrema importância que os responsáveis dos pequenos criem um "canal de confiança" com eles desde muito novos e orientem com relação a sexualidade, pois assim as crianças se sentirão mais a vontade para falar sobre o assunto, caso ocorra algo nesse aspecto.
        Entretanto, sabe-se que em diversos casos de abuso sexual infantil há envolvimento da própria família. Portanto, a escola também precisa estar preparada para identificar esses casos. Em nossa sociedade, cada vez mais capitalista, muitas vezes as escolas tendem a colocar um número enorme de alunos e um único professor em sala de aula; ou mesmo, contratar auxiliares sem nenhuma capacitação pedagógica. Com isso, há dificuldade de perceber sinais que, mesmo involuntariamente, os alunos revelam quando sofrem abusos. 
          Diante do apresentado, percebe-se que o combate à pedofilia no Brasil requer uma ação conjunta: família, escola e poder público. É preciso que o Ministério da Educação promova campanhas de conscientização para a família, mostrando a importância do diálogo sobre o assunto; e também, para as escolas, mostrando como identificar possíveis vítimas. E com isso, que ambos coloquem o que foi aprendido em prática. Além disso, é necessário que as Secretarias de Educação promovam contantes inspeções para averiguar as condições pedagógicas das escolas.