Envie sua redação para correção
    Violência sexual infantil
    
         A pedofilia infantil refere-se ao ato sexual não consentido, por parte de indivíduos adultos, à crianças ou adolescentes. Estima-se que no Brasil, dentre os casos de violências contra essa parte da população registrados nos hospitais, o  abuso sexual infantil corresponda a cerca de 30%. A elevada
    estimativa mostra que esse quadro deve ser tratado como um problema social, o qual precisa ser barrado em razão dos impactos negativos causados. 
         O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde (MS), recebe inúmeras denúncias sobre abuso sexual em crianças de zero a nove anos e dos dez aos dezenove anos, mostrando que essas situações ocorrem frequentemente e em alta proporção. Dessa forma, a violência sexual contra crianças e adolescentes torna-se uma questão de ordem social a partir do momento que há indícios e dados alarmantes e preocupantes sobre tal situação. O SINAN é uma ferramenta que auxilia a quem deseja denunciar o abuso sexual a menores de idade. Com isso, todo e qualquer cidadão que tenha conhecimento sobre pedofilia infantil deve denúncia-lo, a fim de combate-lo através da devida punição legislativa ao responsável por tal situação. 
         Dessarte, entre os dados encontrados, o mais assustador é que boa parte das crianças e adolescentes sofrem abuso dentro de casa ou por parte de algum conhecido próximo a família. Esse tipo situação causa danos psicológicos e comportamentais imensuráveis aos abusados, principalmente a crianças em desenvolvimento. Porque, muitos carregarão a violência sexual, às vezes em silêncio, por toda a vida, podendo tornar-se pessoas depressivas e com patologias mentais. Ademais, acredita-se na possibilidade de haver uma relação entre indivíduos abusados na infância cometerem esse crime igualmente. Com isso, cabe a família um olhar mais atencioso e questionador ao comportamento das crianças e adolescentes, quando esse torna-se estranho e diferente do que era antes. E também, denunciar tal atrocidade, independentemente do causador.
         A pedofilia infantil é considerada crime, a qual precisa ser denunciada e combatida devido as graves consequências geradas.  O MS disponibiliza a população brasileira o SINAN, que têm ajudado significativamente na diminuição de casos de violência sexual. Dessa maneira, a denúncia é de suma importância para  combater tais ocorrências, auxiliando e prevenindo o acontecimento de outros, e até os mesmos, casos de violência sexual infantil.