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Enviada em: 02/07/2019

Olhos roxos. Palavras de baixo calão. Risadas e risadas. Essas são algumas características de um problema que persiste na realidade brasileira nas escolas: o bullying. Dentro desse cenário, entender as raízes e seus efeitos é fundamental, a fim de reformular os setores escolar e governamental para mitigar essa mazela social.  É preciso considerar, antes de tudo, que essa problemática decorre de uma ação irrefletida. Uma das causas evidentes desse fato é a banalização da violência proposta pela mídia em filmes, séries e jogos. Prova disso é o jogo "Bully", no qual o personagem é um adolescente chamado Jimmy que vive em um colégio interno e suas missões são baseadas em atitudes violentas e de repressão contra os outros alunos. Tal cenário, vai ao encontro da teoria do "Homem Massa" do filósofo José Ortega y Gasset, a qual afirma que o indivíduo sem raciocinar só repete ações sem pensar sobre elas.  Outrossim, é válido ressaltar, ainda, as consequência que essas condutas desencadeiam. Exemplos disso são psicopatologias como: depressão, ansiedade e até mesmo o suicídio. Dentro desse contexto, basta observar o livro "Os 13 porquês", na qual a personagem Hannah Baker comete suicídio, após sofrer diversas agressões psicológicas pelos alunos de sua escola. Seguindo esse linha de raciocínio, é evidente que essa violência sistema, vai ao encontro da frase de Sartre, que "todo tipo de violência é um derrota".E, essa derrota precisa ser rebatida por uma mudança urgente.  Fica claro, portanto, a necessidade de combater as causas e atenuar as consequências dessa problemática. Para tanto, o Ministério da Educação deve tornar evidente a existência das agressões em meio escolar, por meio de palestras elucidativas para os pais, aplicadas por professores de sociologia e filosofa, com o escopo de desmistificar as influências midiáticas sob tal égide. Somado a isso, o Ministério da Saúde deve atender os familiares, vítimas e agressores, por intermédio do investimento em psicopedagogos, para entender e atenuar os conflitos entre alunos.