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Enviada em: 11/07/2019

Bullying é um termo de origem norte-americana, e tem como principal cenário o ambiente escolar. Este termo no Brasil é conhecido como Intimidação Sistemática. Nesse contexto, cabe-se discutir sobre os desafios do combate a esse quadro, como a virtualização da intimidação, além da falta de preparo das escolas para lidar com tais situações.    De acordo com o artigo 227 da constituição federal, toda criança e todo jovem têm direito à dignidade e ao respeito, além de colocá-los a salvo de toda negligencia e discriminação. Entretanto, devido ao grande alcance tecnológico, as intimidações têm ultrapassado os muros das escolas. Inicialmente, a vítima sofre os ataques no ambiente escolar, e com o auxílio de grupos de "whatsapp", por exemplo, prolongam-se as importunações, acarretando em uma virtualização da intimidação, também conhecida como Cyberbullying.   Outrossim a ser falado é sobre a falta de preparo das instituições escolares,  no que tange a identificação das ocorrências de bullying e como tratá-las. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que 1 em cada 3 alunos já sofreram intimidação, e cerca de 21% dos casos ocorreram em salas de aula. Consequentemente, a criança ou jovem vítima, pode vir a desenvolver problemas psicológicos no decorrer de sua vida, devido as importunações sofridas.     Diante dos fatos aqui reunidos, torna-se evidente a necessidade de estabelecer como ponto de partida para a alteração desse quadro, a capacitação de professores e pedagogos. Ou seja, o oferecimento de curso de psicologia, pelo Ministério da educação, para que os educadores estejam aptos a ajudar as vítimas, além de ofertar treinamentos para identificar as intimidações sistemáticas no ambiente escolar, e proporcionar o devido amparo ás crianças e adolescentes. Consolidadas essas ações, pode-se acreditar na vitória destes desafios.