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Enviada em: 06/07/2019

Segundo o sociólogo francês Pierre Bourdieu, a escola tem um papel fundamental na formação do indivíduo, impactando diretamente no desenvolvimento do ser social. Por conseguinte, é indubitável que o bullying é um problema conspícuo na sociedade hodierna que infelizmente interfere exponencialmente no processo educacional, confirmando a premissa bourdieuniana. Nessa perspectiva, é impreterível a necessidade de uma intervenção governamental com o fito de mitigar os efeitos nocivos do bullying nas instituições de ensino, visando a melhorar a qualidade da educação brasileira ao mesmo tempo que combate a violência em ambiente escolar.        A princípio, ressalta-se que no início de 2019, ocorreu no estado de São Paulo, um incidente que ficou conhecido como Massacre de Suzano, no qual dois atiradores mataram estudantes e funcionários de uma escola. Esse fato infeliz, foi uma consequência direta de um caso de bullying associado aos criminosos, que também teria sido um dos motivos do crime, demonstrando como esse tipo de violência psicológica impacta negativamente na vida das pessoas, instigando comportamentos violentos e autodestrutivos.        Outrossim, embasado no pensamento do filósofo inglês Thomas Hobbes, o homem é mau em seu estado de natureza, agindo de forma egoísta e violenta. Destarte, é perceptível uma intrínseca relação entre esse pensamento e a origem do bullying, visto que suas causas estão relacionadas ao comportamento destrutivo e malicioso do ser humano, que utiliza de palavras ou mesmo violência física para atordoar e menosprezar outros indivíduos. Isso demonstra que a raiz do bullying está nas relações interpessoais, que devem ser trabalhadas, a fim de conter essa prática tão perniciosa.        Infere-se, portanto, a premência de buscar soluções viáveis para essa problemática. Para isso, é de suma importância que o governo federal, em parceria com o Ministério da Saúde, busque criar um projeto que leve acompanhamento psicológico para todas as escolas públicas e privadas, de modo a promover comitês de combate ao bullying com assistência profissional, buscando erradicar qualquer tipo de violência existente em ambiente escolar. Ademais, com base no pensamento do pedagogo Paulo Freire, a educação transforma o mundo, desse modo, é inteligível que o Ministério da Educação deva promover um programa de instrução para professores e diretores, por meio de palestras e aulas didáticas que auxiliem na detecção de casos de bullying, garantindo assim, a eficiência da escola no processo de socialização assegurado por Bourdieu.