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Enviada em: 09/07/2019

A série americana, dos anos 80, " Todo mundo odeia o Chris" retrata o cotidiano de um jovem negro, vítima, constantemente, das práticas de bullying no período escolar. Do mesmo modo, para além do espaço cinematográfico, o combate ao bullying configura-se como uma lastimosa realidade nacional. Por conseguinte, a persistência da problemática reverbera em prejuízos ao coletivo e, decerto, demanda intervenções. Nesse sentido, para tal análise, é fulcral considerar a influência dos meios de comunicação, bem como a ausência de ambientes de discussão nas escolas.   Em primeiro lugar, nota-se a contribuição negativa da mídia nos casos de bullying.  Desse modo, observa-se que o comportamento de alguns jovens persiste, intrinsecamente, relacionado à lógica midiática. Assim, a veiculação ideológica, em filmes e programas televisivos, de personagens violentos associados ao elevado status social induz jovens menos instruídos a buscar pela sensação de popularidade via atos hostis. Nesse viés, mostra-se coerente a teoria da verdade relativa, do filósofo Pitágoras, a qual a pessoa acredita ser verdadeiro aquilo que vê. Nesse ínterim, a falta de comunicação nas instituições de ensino, a fim de desconstruir os esteriótipos criados pela mídia, contribui para agravar os casos de agressão física e verbal nos colégios.   Outrossim, tem-se a ausência de ambientes de discussão nas escolas. Dessa feita, evidencia-se que a maioria dos jovens praticantes do bullying são vítimas de um ambiente familiar violento e emocionalmente instável. Ademais, em tais casos, percebe-se ainda que, por vezes, a escola não cumpre sua função social de amparar o agressor e o padecente do bullying, mediante a construção de um ambiente educacional pautado no diálogo e no trabalho psicológico de identificar os perfis dos alunos. Portanto, de maneira análoga ao conceito teatral da "Quebra da quarta parede", de Bertold Brecht, os professores devem ter uma direta interação com os alunos durante as aulas, assim como o autor interage com o público durante a peça, no intuito de moldar o pensamento crítico dos alunos e, desse modo, evitar os casos de bullying.   Dessarte, reafirmam-se os prejuízos sociais ocasionados pelo bullying. Logo, a mídia deve desconstruir a imagem positiva do agressor, por meio de propagandas engajadas, nas quais contenham as consequências sociais do bullying, a fim de evitar a contribuição midiática negativa em tais casos. Além disso, as Secretarias Municipais devem promover projetos pedagógicos nas escolas, mediante semanas de extensão, nos quais sociólogos e professores discorram acerca das motivações dos estudantes para praticar o bullying, no intuito de quebrar a quarta parede entre alunos e professores. Somente assim, o bullying ficará restrito ao ambiente cinematográfico.