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Enviada em: 14/07/2019

O desafio do bullying nas escolas brasileiras           É notório que o bullying sempre existiu, principalmente nas escolas, e fica cada vez mais evidente que esse problema deve ser compreendido e tratado em todo o Brasil, possibilitando assim um melhor desenvolvimento social e intelectual para as novas gerações. Dentre tantos fatores, relevantes, destacam-se: A falta de conscientização da sociedade sobre o bullying e a falta de preparo dos professores para lidar com esse problema.       Sabe-se que, com o desenvolvimento da internet e das redes sociais, cenas de bullying são facilmente registradas e divulgadas, porém não há uma conscientização sobre a gravidade e a amplitude desse problema. Com isso, vítimas, pais e colegas, tornam-se muitas vezes espectadores passivos que não sabem como reagir diante de injustiças e humilhações nas escolas.       Por outro lado, apesar de os professores estudarem, em sua formação, conteúdos sobre práticas de ensino e políticas educacionais, os educadores, na maioria das vezes, chegam à sala de aula sem o devido preparo para lidar com situações conflituosas pelas quais passam seus alunos. Diante disso, os problemas relacionados ao bullying continuam sem receber a devida atenção, tanto durante a formação de novos professores, quanto no cotidiano da sala de aula e noas atitudes das autoridades escolares.       Diante do exposto, fica claro que são necessários investimentos do governo em campanhas, através das mídias televisivas e das redes sociais, que busquem conscientizar o público em geral sobre como reagir ao bullying e sobre a gravidade desse problema. Além disso, é de suma importância que haja uma maior ênfase sobre essa realidade durante a formação de novos profissionais da educação. Dessa forma, será possível tornar a escola um ambiente cada vez mais adequado para o desenvolvimento dos jovens e adolescentes.